quinta-feira, 28 de abril de 2011

Antropologia?

O termo Antropologia provém da raiz grega anthropos, que exprime a ideia de homem, conjugada ao sufixo logos, que indica o estudo sobre algo. Assim, em um primeiro momento, temos que a Antropologia centra-se sobre o estudo do homem.
A designação Antropologia Social, por sua vez, indica o estudo do homem como um ser social, na ampla diversidade de suas manifestações.
Dentre estas manifestações que afirmam o homem como um ser social está a cultura. A Antropologia Social, no conjunto de suas pesquisas, visa analisar a diversidade cultural das sociedades humanas nos aspectos em que se expressam as suas similitudes, diferenças e singularidades.
A análise das diferenças culturais entre as sociedades humanas mostra constantemente que o homem, ao mesmo tempo em que produz a cultura do grupo social ao qual pertence é, também, conformado ou produzido pela sua cultura.
Termos importantes para a compreensão da Antropologia:
  • Etno (grego éthnos): exprime a idéia de povo, gente ou nação (grupo social).
  • Etnia: Grupo social que compartilha uma mesma cultura ou língua, ou ainda as mesmas características físicas hereditárias. Em Antropologia, o conceito de etnia tem sido muito discutido, pois as características que determinam se um indivíduo pertence a um ou outro grupo ou comunidade geram um quadro de questões relevantes para a área.
  • Étnico: Relativo a comunidade de traços lingüísticos, culturais ou físicos dos membros de um grupo como produto de sua tradição e/ou hereditariedade comuns; grupo específico que tem laços lingüísticos, culturais ou raciais comuns, ou que se origina de tais laços.
  • Etnologia: Estudo analítico e comparativo das culturas. Designa ainda a escola francesa de pesquisa na área, sendo que naquele país muitos dentre os pesquisadores consideram-se etnólogos.
  • Etnocentrismo: Tendência do homem para menosprezar sociedades ou povos, cujos costumes divergem dos da sua própria sociedade ou povo; disposição habitual de julgar povos ou grupos estrangeiros pelos padrões e práticas de sua própria cultura ou grupo étnico.
  • Etnocêntrico: Inclinação a considerar a sua própria raça ou grupo social como centro da cultura.
  • Antropocêntrico: Que considera o homem como fato central ou mais significativo do universo, ou ainda como objetivo último do universo.

  • Disponível em: http://mrosapp.blogspot.com/2010/11/o-que-e-antropologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário