quinta-feira, 28 de abril de 2011

GÊNERO E PODER: um estudo sobre a comunidade Sara Nossa Terra

Autor: THIAGO PEREIRA LIMA
Ano de defesa: 2010
RESUMO
Neste trabalho busco compreender a dinâmica das relações de gênero junto a um grupo religioso consideradoneopentecostal, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Realizo uma discussão em torno da construção da classificação Neopentecostalismo, a qual denomino Neopentecostalismos. Situo dentro da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, a dominação carismática dos chamados bispos Robson Rodovalho e Lúcia Rodovalho. Parto do pressuposto de que esta dominação expressa um poder simbólico e pode ser uma variável a ser considerada nos desdobramentos na dimensão do gênero. Utilizo entrevistas, observações e anotações de campo e realizo um empreendimento etnográfico dos rituais da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Percebo que o gênero apresenta variações, movimentos e deslocamentos e, por outro lado, parece naturalizar-se em suas formas mais reificadas, através da reprodução e legitimação das normas heteronormativas e de um sistema de pensamento androcêntrico.
Palavras-chave: Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Neopentecostalismo. Gênero. Poder.
Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Maria do Nascimento (Orientadora-UFMA); Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante (UFPI); Profa. Dra. Eliana Tavares dos Reis (UFMA).
Data e local da defesa de dissertação: 09/04/2010, às 15hs, na sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no Centro de Ciências Humanas.
Aguardando PDF
                              Disponível em: http://www.ppgcsoc.ufma.br/index.php?option=com_content&view=article&id=396&catid=75&Itemid=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário