quinta-feira, 28 de abril de 2011


O livro “Os Tribalistas da Nova Era”, da Profª Dra. Francisca Verônica Cavalcanteé uma interlocução com o universo sagrado dos “espaços holísticos” na sociedade urbana contemporânea, que imprime a sua obra um diálogo acerca da nova condição do ser humano, que transita entre ritos sociais, práticas de cura, consumismo, re-encantamento e higienização do mundo. “Os tribalistas da Nova Era expressam em suas teias de relações esse laço emocional, num estilo de comportamento que se deixa ver pelo sensualismo, pelo hedonismo, por um jogo de aparência, pela duplicidade, pelo prazer dos sentidos, pelo jogo das formas, pelo retorno com força da natureza, pela intrusão do fútil, pela ambigüidade”, diz a autora.
Verônica é antropóloga, e é no fazer etnografia que nos mostra os saberes de culturas urbanas sendo tecido pelas vozes de homens e mulheres freqüentadores, consumidores e terapeutas desse complexo de sentidos que qualificou de religioso. Apesar de se utilizar da perspectiva histórica é no presente, entre São Paulo e Teresina, que seu trabalho de campo se desenvolve. Compara contextos culturais diversos que se assemelham e se diferenciam nas suas vivencias, comportamentos e representações. E na sua bagagem teórica passeia por Malinowski, Boas e Geertz, que nos oferece com seus escritos possibilidades de reflexão e crítica sobre a pesquisa de campo nessa área.
O livro é o resultado desse processo entre pesquisa de campo e interpretação teórica em que podemos nos ver na alteridade das relações com outros no mundo urbano contemporâneo. O fenômeno da Nova Era evidencia sujeitos universais que se ligam e se entrecruzam em contextos geográficos diversos, Califórnia, São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina e São Luís, entretanto sujeitos com vivências e representações localizadas, ou seja, inseparáveis da historia que os constituiu.
“Chegou o tribalismo, mão no teto e chão no Pé” (Arnaldo Antunes). Como o leitor há de constatar, Verônica consegue através da força de seus escritos, fazer existir a cultura dos que vivem, sentem, participam entre mundos, “Os tribalistas da Nova Era”.
 Francisca Verônica Cavalcante, nasceu na cidade de Piripiri-PI e atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia-PPGAAQ, da Universidade federal do Piauí, fez graduação em Ciências Sociais na UFPI, é doutora em Ciências Sociais – Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança e a adolescência – NUPEC em que desenvolve atualmente pesquisa sobre Juventude e Religiosidade em Teresina. Também é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Desenvolvimento-ENGENDRE em que desenvolve atualmente pesquisa sobre Gênero, Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário